">
Image Alternative text

E eis que já se passou um ano, Ilustres! A data pede um bate papo mais demorado com vocês.

SECA

O mundo dos concursos (só ele?) é cíclico: períodos com muitos concursos; outros, com menos. É inegável que resolvemos iniciar uma empreitada nesse ramo em um cenário muito ruim. Costumo dizer: “abrimos uma empresa de guarda-chuva em um período de seca”. Sabe o que é mais intrigante? Não fomos pegos de calças curtas. Claro que não. O 3D é formado por um time que respira concurso, que tem como hobby dissecar editais, provas e notícias sobre o tema. Gente que está na batalha há muitos anos e ensinou/ensina nos principais cursos preparatórios do Brasil. Sendo assim, é claro que tínhamos plena noção do cenário adverso: ambiente político e econômico horrorosos e uma suspensão anunciada de diversos concursos.  Na sequência, teve a  PEC dos Gastos e todo o debate gerado entre os alunos sobre se isso inviabilizaria novos certames, gerando mais desânimo para uma maioria;  e, para completar, como se tudo isso fosse pouco para os concurseiros, veio à tona o lance da terceirização aumentando o temor de muitos. Enfim, se já estávamos plenamente cientes da seca, apareceu depois a galera do tempo para informar que ia ser bem pior. “Então por que resolveram embarcar nessa em meio a esse cenário?” Confiança. Estudamos. Analisamos todo o mercado. Dissecamos as diversas boas opções existentes. Era começar o quanto antes, prestar um serviço de qualidade e chamar uma galera de peso para o time. Enfim, ganhar um sólido reconhecimento no período das vacas magras para colher os frutos depois, afinal, como a coisa é cíclica, a “seca” irá passar.

DECÊNCIA

Nesse cenário complicado, eis que surge a Lei 13.291/2016. Foi quase uma unanimidade: os diversos players do mercado cantaram em verso e prosa que os concursos estavam liberados. Bora estudar (e se matricular) galera!!! Imediatamente postamos artigos, fizemos vídeos e falamos a dura realidade: nada de liberação de concurso, pessoal. Tratava-se, apenas, de liberação para implementação de acordos salariais de diversas categorias. Nós, do 3D, um curso que estava engatinhando, com todas as óbvias dificuldades daí decorrentes, gostaríamos, mais que isso, precisávamos, que os concursos fossem liberados. Mas eles não tinham sido. Era uma pena. Mas era a verdade. Vamos a outros exemplos.

Semana passada recebi um email: “Quero comprar um curso da matéria X no 3D. Favor indicar o mais adequado ao meu caso”. Temos o curso X gravado, mas a resposta foi a indicação de um curso em outro local. Em tempos de coachings vinculados a cursos específicos que são praticamente obrigados a indicar apenas materiais do local em que trabalham, sei que parece estranha a posição do 3D, mas é assim que tem que ser (o assunto coaching, dada a importância atual, um dia receberá um artigo próprio).

São vários os e-mails: “já tenho o curso X de vocês, quero muito comprar o Y. Há desconto?” Quantas vezes já respondemos: não precisa comprar, os cursos são parecidos, basta complementar do seguinte modo”.

Não é que o 3D não goste ou não precise vender, pessoal. Claro que gostamos, queremos e precisamos vender, até para continuar existindo.  O lance é que todos nós já fomos concurseiros e não queremos fazer “gol de mão”. O ‘compromisso com o aluno’ não pode ser apenas uma hastag.

 

EFICIÊNCIA

Na boa, concurseiro não vai se matricular com quem tem apenas papinho de bom moço, do tipo candidato a escoteiro. “Tudo isso é muito legal, blá, blá blá...mas eu quero é marcar o ‘X’ na letra correta, professor!” Que beleza! Deitamos e rolamos nesse quesito!

Começando com a parte que me diz respeito: lancei 7 cursos de questões voltados para concursos que ocorreram em 2016/2017. Resultado: todas 7 as provas, todas, tinham a cara das questões resolvidas nos respectivos cursos ministrados no 3D. Discursiva? Lancei meu primeiro curso aqui no 3D, para o ISS Teresina. Caiu questão discursiva de Contabilidade? Sim! E olha que maravilha: o tema foi detidamente abordado durante o curso.

Eis a beleza de falar a verdade, Ilustres. Numa hora ela é cruel, e você tem que dizer que a suspensão dos concursos não havia sido interrompida. Noutra hora, ela te favorece. No auge do fórum concurseiro, na época pré Facebook e WhatsApp, fiz uma varredura enorme nas mensagens com indicações de cursos, livros, sites e professores, com enfoque especial, por motivos óbvios, em contabilidade. Fiquei feliz em verificar que, no que diz respeito a videoaulas, dentre os professores de todo o Brasil, meu nome era o 2º mais citado. Melhor ainda, meu curso de Contabilidade Geral era o mais indicado, com certa folga em relação ao segundo colocado, para quem estava iniciando ou tinha dificuldade na matéria. Momento ideal para uma propaganda: a versão mais atualizada desse curso está no 3D Concursos (‘Contabilidade Geral para Auditor-Fiscal da RFB 2017’, o qual, apesar do nome, funciona como um curso regular, servindo como base para todos os concursos da área fiscal).

Ainda no campo da eficiência, Ilustres, e permanecendo no âmbito dos coordenadores, Rodrigo Fontenelle e Giovanni Pacelli também entregaram diversas provas de bandeja nesse primeiro ano de 3D. São muitos os relatos nesse sentido.

Fonte é tido e havido como o melhor professor de Auditoria para concursos. “Ô professor, todo mundo vem como esse papinho de aqui é o melhor”. Pesquise nos fóruns e grupos independentes. Como seria bom para o 3D se todo mundo pudesse ver todos os cursos de todos os professores de Auditoria do mercado e só depois escolher. A boa notícia? Não precisa disso, já que os maiores especialistas em orientação indicam o Fonte, alguns, inclusive, o indicam como única opção.

Pacelli, um dos maiores conhecedores de provas discursivas do mercado (não à toa, conhecido como o “Dr. Discursiva”), trouxe a experiência de quem era o maior vendedor de PDF de AFO e Contabilidade Pública do Brasil para o 3D. A habilidade com que consegue trazer o ambiente da aula presencial para os vídeos, seus materiais de enorme qualidade e suas dicas valiosas estão por trás do espantoso nível de aceitação de seus cursos, sempre muito elogiados. Diga-se de passagem, seu curso de Contabilidade Pública foi o primeiro do Brasil a ter todas as aulas postadas e atualizadas com o MCASP 7ª edição, com a estrutura conceitual e com as NBCT SP.

No 3D, os vídeos possuem acelerador (com mais opções do que costumamos ver em alguns outros sites) e redutor de velocidade. Nossos fóruns são respondidos pelos próprios professores, sem terceirização. Veja bem: já lancei 16 cursos no 3D. O Fonte lançou cerca de 50 e o Pacelli aproximadamente 90. Todas as perguntas feitas no fórum, em relação a todos esses cursos, foram respondidas. 100%. E continuarão sendo! Eis o compromisso com o aluno mais uma vez se manifestando na prática.

Nossos cursos voltados para um concurso específico ficam disponíveis, com garantia de atualização, até que o concurso em questão ocorra: os cursos para AFRFB, por exemplo, ficarão disponíveis até o último dia para a apresentação dos recursos do próximo concurso para Auditor-Fiscal da Receita Federal (após a prova, portanto); os cursos para o TCU ficarão disponíveis até o último dia para a apresentação dos recursos do próximo concurso para o TCU, e assim sucessivamente, independente de os concursos acontecerem em 2017, 2018, 2019...

Nesse primeiro ano, estabelecemos parcerias com as principais consultorias voltadas para o mundo dos concursos: Alexandre Meireles (metododeestudo.com.br), LS Ensino (lsensino.com.br), VP Concursos (vpconcursos.com.br) e Equipe Núbia Oliveira Coach´s (falandocomanubia@gmail.com).  Nossa equipe de professores (seleção!) tem o privilégio de contar com nomes de peso como Thális Andrade, Vilson Cortez, Diego Degrazia, Leonardo Albernaz, Sérgio Carvalho, Fábio Dáquila, Fabiano Sales, Gabriela Xavier, Christian Azevedo, dentre outros.

Temos avaliação 5 estrelas na página do facebook. Temos um índice de cancelamento de cursos inferior a 0,2% e já começamos a ser citados e indicados, sempre de modo positivo, nos grupos independentes nas diversas redes sociais. Tudo isso, não custa lembrar, com apenas 1 ano.

O 3D está apenas começando em um mercado com vários cursos fortes e alguns gigantes. Ainda assim, em pouco tempo e diante de um difícil cenário, podemos dizer que nosso recado foi muito bem dado nesse primeiro ano. Estamos felizes e só temos a agradecer!

Vem muito mais por aí, Ilustres!

Marcondes Fortaleza


Array
(
    [id] => 4115/85
)