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Pessoal,

Quase todas as questões cobradas pela FCC foram literais.

Como venho alertando, a NBC TI 01 foi a norma mais cobrada pela banca.

Seguem os comentários.

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Abs,

Fonte

 

(FCC/TRT 11/2017)- Na execução dos testes de observância, o auditor interno deve adotar os seguintes procedimentos, conforme a Resolução CFC no 986/03:

(A) conversação, descrição, avaliação e análise.

(B) leitura, compreensão, avaliação e conclusão.

(C) definição, interpretação, descrição e explanação.

(D) inspeção, observação e investigação e confirmação.

(E) visitação, contagem, comprovação e relatoria.

 

Comentários:

        Segundo o item 12.2.3.2 da NBC TI 01, aprovada pela Resolução supracitada, os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos: inspeção, observação e investigação e confirmação.

Resposta: D

 

(FCC/TRT 11/2017)- Obter confirmação dos saldos e transações de contas em análise, por pessoa alheia e independente é um procedimento de auditoria conhecido por

(A) Conferência.

(B) Inspeção.

(C) Participação.

(D) Avaliação.

(E) Circularização.

 

Comentários:

             A questão trata do procedimento conhecido como Circularização, também chamada de Confirmação externa, é a evidência de auditoria obtida como resposta por escrito direta para o auditor de um terceiro (a parte que confirma), em papel, no formato eletrônico ou outro meio.

             A chave da resposta é o trecho “pessoa alheia e independente”.

Resposta: E

 

(FCC/TRT 11/2017)É finalidade da Auditoria Interna, conforme a Resolução CFC no 986/03:

(A) mostrar níveis de desempenho da organização.

(B) agregar valor ao resultado da organização.

(C) evidenciar as fraudes ocorridas na gestão da organização.

(D) apontar problemas de gestão na formação do resultado econômico.

(E) identificar os erros estratégicos na gestão da organização.

 

Comentários:

Segundo o item 12.2.3.2 da NBC TI 01, aprovada pela Resolução supracitada, aatividade da Auditoria Interna está estruturada em procedimentos, com enfoque técnico, objetivo, sistemático e disciplinado, e tem por finalidade agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não-conformidades apontadas nos relatórios.

Resposta: B

 

(FCC/TRT 11/2017)Considere as afirmativas abaixo sobre amostragem em auditoria.

I. Amostragem de auditoria é a aplicação de procedimentos de auditoria sobre uma parte da totalidade dos itens que compõem o saldo de uma conta ou classe de transações.

II. Ao usar o método de amostragem estatística, ou não, deve ser projetada e selecionada uma mostra que possa proporcionar evidência de auditoria suficiente e apropriada.

III. A amostra selecionada pelo auditor deve ter uma relação direta com o volume de transações realizadas, como também com os efeitos da avaliação patrimonial e financeira e o resultado por ela obtido no período.

Está correto o que se afirma em

(A) III, apenas.

(B) I e III, apenas.

(C) II e III, apenas.

(D) I, II e III.

(E) I e II, apenas.

 

Comentários:

        Amostragem de auditoria é aplicação de procedimentos em parte de uma população, porque se fosse no todo, seria censo.

        Independentemente de se usar amostragem estatística ou não, deve-se obter evidência de auditoria apropriada e suficiente.

        A amostra tem uma relação direta com o volume de transações realizadas. Se o item afirmasse que é proporcional, estaria errado.

        Dessa forma, todos estão corretos.

Resposta: D

 

(FCC/TRT 11/2017)- De acordo com a NBC TA 240 (R1), no contexto da auditoria de demonstrações contábeis, a responsabilidade do auditor em relação à fraude é EXCETO:

(A) Nos casos em que o auditor identifique a ocorrência de fraudes ou obtido informações que indiquem a possibilidade de fraude, o auditor deve, exclusivamente, comunicar estes assuntos de maneira formal ao principal da entidade, desde que este não seja o responsável pela governança.

(B) O ceticismo profissional é um dos requisitos para o trabalho de auditoria considerando o potencial de burlar os controles pela administração, e de reconhecer o fato de que procedimentos de auditoria eficazes na detecção de erros podem não ser eficazes na detecção de fraude.

(C) A discussão entre os membros da equipe de trabalho para determinar os assuntos que devem ser comunicados aos membros da equipe, deve enfatizar especialmente como e em que pontos as demonstrações contábeis da entidade são suscetíveis de distorção relevante decorrente de fraude, inclusive como a fraude pode ocorrer.

(D) Na identificação e avaliação dos riscos de distorção relevante decorrente de fraude, o auditor deve, com base na presunção de que há riscos de fraude no reconhecimento de receitas, avaliar que tipos de receita, operações ou afirmações de receita geram esses riscos.

(E) O auditor deve determinar se, para responder aos riscos identificados da administração vir a burlar os controles, precisa aplicar outros procedimentos de quando há riscos adicionais específicos de que a administração possa burlar os controles não cobertos pelos procedimentos já aplicados.

 

Comentários:

A comunicação do auditor com os responsáveis pela governança pode ser feita verbalmente ou por escrito. Devido à natureza e sensibilidade da fraude que envolve a alta administração, ou da fraude que resulta em distorção relevante nas demonstrações contábeis, o auditor relata tais assuntos tempestivamente e pode considerar necessário também relatá-los por escrito.

Todos os outros itens foram retirados de maneira literal da norma.

Resposta: A


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