">
Image Alternative text

Pessoal,

A FCC cobrou apenas duas questões de Auditoria nessa prova, ambas retiradas de forma literal das normas e bem tranquilas.

Seguem os comentários.

Já conhecem meus novos cursos no 3D CONCURSOS?

https://www.3dconcursos.com.br/cursos.php?professor=36

Abs,

Fonte

(FCC/TRE-SP/2017)- No setor público federal, o controle externo e o sistema de controle interno para concepção de seus objetivos, entre outras atividades, realiza auditorias nas entidades da Administração direta e indireta. No âmbito do poder executivo federal, as auditorias realizadas pelo sistema de controle interno, segundo a Instrução Normativa SFCI no 01/2001, classificam-se em avaliação de gestão,

(A) acompanhamento da gestão, financeira, orçamentária e patrimonial.

(B) inspeção, monitoramento, patrimonial e operacional.

(C) acompanhamento da gestão, conformidade, orçamentária e operacional.

(D) contábil, legalidade, financeira e patrimonial.

(E) acompanhamento de gestão, contábil, operacional e especial.

 

Comentários:

        Questão bem tranquila, retirada de forma literal da Instrução Normativa SFC/MF nº 01/2001, que classifica os cinco tipos de auditoria em: avaliação da gestão, acompanhamento da gestão, operacional, contábil e especial.

Resposta: E

 

(FCC/TRE-SP/2017)- As demonstrações contábeis de determinada empresa de Economia mista do exercício de 2016 foram auditadas pela firma de auditoria Pontual & Associados. No que tange a auditoria independente, segundo a NBC TA 200,

(A) as demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança.

(B) o objetivo é recomendar à alta Administração soluções para as irregularidades ou impropriedades detectadas durante os trabalhos de auditoria.

(C) para expressar uma opinião exige-se que o auditor obtenha segurança razoável de que as demonstrações contábeis foram avaliadas pelo controle interno da entidade.

(D) o objetivo é auxiliar a Administração da entidade no cumprimento de suas metas e objetivos operacionais.

(E) a administração da entidade utiliza-se de informações obtidas mediante evidências de auditoria registradas nos papeis de trabalho, para o aperfeiçoamento da gestão e dos controles internos.

 

Comentários:

        Questão literal do item 4 da NBC TA 200, que diz que “as demonstrações contábeis sujeitas à auditoria são as da entidade, elaboradas pela sua administração, com supervisão geral dos responsáveis pela governança”. Dessa forma, questão literal.

        Vamos aos erros das outras alternativas:

        B – O objetivo da auditoria independente é opinar sobre as DCs, não recomendar.

        C – A segurança razoável é de que as DCs estão livres de distorção relevante, não que foram avaliadas pelo controle interno.

        D – Esse objetivo é da auditoria interna, não da auditoria independente.

        E – Os papéis de trabalho são do auditor, não são encaminhados à administração.

Resposta: A


Array
(
    [id] => 3587/2/36
)