Economia e Finanças Públicas para o TCE-RS (só pdf)


 
 
 
 

ITENS DO EDITAL

 

CONTEÚDO DO CURSO

01
Disponível
22/01/2018
ECONOMIA - Introdução geral aos problemas econômicos: escassez e escolha; Eficiência econômica; fatores de produção; remuneração dos fatores de produção; livre mercado; o papel do governo em uma economia em desenvolvimento. Macroeconomia: as contas nacionais; conceitos de produto e de renda; os agregados macroeconômicos.
0
02
Disponível
01/02/2018
Comércio exterior: Balanço de Pagamentos – conceito e estrutura das principais contas; equilíbrio e desequilíbrio do balanço de pagamentos; taxas de câmbio; sistemas de taxas de câmbio fixas e flexíveis.
0
03
Disponível
26/01/2018
Macroeconomia: renda e produto de equilíbrio; consumo, poupança e investimento;
0
04
Disponível
26/01/2018
Moeda e crédito: conceitos e funções da moeda; base monetária e meios de pagamento; o multiplicador monetário; o Banco Central e os instrumentos de controle monetário; o sistema financeiro nacional.
0
05
Disponível
26/01/2018
Microeconomia: lei da oferta e da demanda; as curvas de demanda e de oferta; elasticidade-preço; fatores que afetam a elasticidade-preço; elasticidade-renda.
0
06
Disponível
26/01/2018
Microeconomia: noções de teoria da produção; função de produção; curva de possibilidades de produção. Produtividade. Conceitos básicos de custos de produção; preço e produto em concorrência e no monopólio.
0
07
Disponível
26/01/2018
Tributação: tipos de tributos; progressividade, regressividade e neutralidade; teoria da tributação ótima. Política fiscal: equilíbrio orçamentário; estabilização da moeda; pleno emprego; desenvolvimento econômico; redistribuição da renda. Instrumentos e recursos da economia pública (política fiscal, regulatória e monetária). Bens públicos e falhas no sistema de mercado. O setor governo e a política fiscal; déficits e dívida pública; políticas de estabilização.
0
08
Disponível
26/01/2018
FINANÇAS PÚBLICAS – Objetivos, metas, abrangência e definição. Funções do Estado; evolução das funções do Governo; o financiamento dos gastos públicos: tributação e equidade. 3. A função do bem-estar; políticas alocativas, distributivas e de estabilização. Conceito de déficit público; financiamento do déficit; sustentabilidade da política fiscal. Crédito público: fonte alternativa de financiamento das despesas públicas; pressão do crédito público sobre o mercado financeiro e monetário; limites do crédito público. Reforma Administrativa e Reforma Previdenciária.
0
 

AULAS DEMONSTRATIVAS