Administração Financeira e Orçamentária p/ TRE-SP 2016/2017 - contabilidade (vídeos e pdf)


 
 
 
 

ITENS DO EDITAL

O professor Dr. Giovanni Pacelli traz sua experiência em sala de aula materializada em vídeos completos e autossuficientes para completo entendimento da matéria.

Será coberto todo o edital a seguir:

Orçamento Público: Conceito, Princípios Orçamentários. Ciclo Orçamentário: Elaboração da Proposta, Estudo e Aprovação, Execução e Avaliação da Execução Orçamentária. Orçamento Programa: Fundamentos e Técnicas. Orçamento Público no Brasil: Títulos I a VI da Lei Federal nº 4.320/1964. Orçamento na Constituição Federal de 1988: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual. Despesa Orçamentária: Classificação Institucional, Classificação Funcional, Classificação por Estrutura Programática, Classificação por Natureza. Despesas de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos. Receita Orçamentária: Classificação por Natureza, Origens e Espécies de Receita Orçamentária. Recursos Arrecadados em Exercícios Anteriores. Créditos Orçamentários Iniciais e Adicionais. Estágios da Receita Orçamentária e da Despesa Orçamentária. Restos a Pagar. Dívida Ativa. Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal): Disposições Preliminares, Planejamento, Receita e Despesa Pública, Transferências voluntárias, Destinação de Recursos para o Setor Privado, Dívida e Endividamento, Gestão Patrimonial e Contábil, Relatório de Gestão Fiscal. Da fiscalização contábil, financeira e orçamentária. Constituição Federal. Conceito e finalidade do controle da Administração Pública. Distinção entre sistema de controle interno e o controle interno da Administração Pública. Controle Externo da Administração Pública. Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União. Lei nº 8.443/92. Execução orçamentária e financeira na visão da Nova Contabilidade Pública (Parte I do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público  Procedimentos Contábeis e Orçamentários).

 

Os itens a seguir não constam neste curso, mas constam no curso de contabilidade pública:

- Execução orçamentária e financeira na visão da Nova Contabilidade Pública (Parte I do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público - Procedimentos Contábeis e Orçamentários).

- Dívida Ativa

 

Os itens a seguir não constam neste curso:

-Conceito e finalidade do controle da Administração Pública.

-Distinção entre sistema de controle interno e o controle interno da Administração Pública.

-Controle Externo da Administração Pública.

-Lei Orgânica do Tribunal de Contas da União. Lei nº 8.443/92

 

CONTEÚDO DO CURSO

Aula 00
Disponível
05/08/2016
Visão geral sobre: PPA, LDO e LOA; ciclo orçamentário e créditos adicionais.
6
Aula 01
Disponível
05/08/2016
Princípios Orçamentários.
8
Aula 02
Disponível
05/08/2016
Orçamento público: Conceito. Orçamento- programa: fundamentos e técnicas.
8
Aula 03
Disponível
05/08/2016
Orçamento na Constituição Federal de 1988: Plano Plurianual, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Lei Orçamentária Anual. Créditos Orçamentários Iniciais e Adicionais. Orçamento Público no Brasil: Títulos I a VI da Lei Federal nº 4.320/1964.
21
Aula 04
Disponível
05/08/2016
Ciclo Orçamentário: Elaboração da Proposta, Estudo e Aprovação, Execução e Avaliação da Execução Orçamentária.
18
Aula 05
Disponível
12/08/2016
Receita Orçamentária: Classificação por Natureza, Origens e Espécies de Receita Orçamentária. Recursos Arrecadados em Exercícios Anteriores. Estágios da Receita Orçamentária .
17
Aula 06
Disponível
12/08/2016
Despesa Orçamentária: Classificação Institucional, Classificação Funcional, Classificação por Estrutura Programática, Classificação por Natureza. Estágios da Despesa Orçamentária.
21
Aula 07
Disponível
12/08/2016
Despesas de Exercícios Anteriores. Suprimento de Fundos. Restos a Pagar.
13
Aula 08
Disponível
12/08/2016
Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal): Disposições Preliminares, Planejamento, Receita e Despesa Pública, Transferências voluntárias, Destinação de Recursos para o Setor Privado, Dívida e Endividamento, Gestão Patrimonial e Contábil, Relatório de Gestão Fiscal. Da fiscalização contábil, financeira e orçamentária.
32
 

AULAS DEMONSTRATIVAS