Image Alternative text

Bom dia, Ilustres!

Sobre a revogação da resolução CFC nº 750/93, que trata sobre os Princípios de Contabilidade, vamos para um bate bola na forma de perguntas e respostas:

1) Afinal professor, o que foi mesmo que aconteceu?

No dia 4/10 o CFC publicou uma norma voltada ao Setor Público. Nessa norma, há a revogação da resolução que trata dos princípios de contabilidade.

2) Essa nova norma tinha como foco o Setor Público. A revogação vale também para as empresas como um todo, ou seja, atinge a nossa querida Contabilidade Geral?

Sim, Ilustres, afinal a norma foi revogada.

3) Os princípios, então, deixam de existir?

Não. Pelo menos enquanto diretrizes que são aplicadas na ciência contábil. Veja bem, a partir de agora não teremos confusão entre o patrimônio do sócio e da empresa. Tampouco iremos contabilizar os elementos pelo valor que achamos que vale, desconsiderando o valor original. Ou será que vamos contabilizar tudo pelo regime de caixa a partir de hoje, gente? Nada disso! As regras por trás dos princípios, de um modo ou de outro, também aparecem em outros dispositivos (Pronunciamentos, Lei 6.404) e, por isso, elas não sumiram do mapa num piscar de olhos.

4) Não mudou nada, então?

Mudou, sim. Se você está se preparando para um concurso que terá edital publicado de 2017 em diante, pule o capítulo do livro que trata sobre princípios (foi-se embora o maior custo benefício das provas de contabilidade). Não precisa, entretanto, ficar triste com livro novo que você acabou de comprar.

Diferentemente das alterações ocorridas com a Lei 11.638/07, por exemplo, com suas diversas repercussões em variados assuntos, essa revogação dos princípios, no que diz respeito ao seu querido livro, vai fazer apenas, grosso modo, com que você pule o capítulo sobre princípios e volte para ler com mais atenção a parte que trata sobre o CPC 00.

Não tenham dúvidas, Ilustres, vão aumentar as questões sobre o CPC 00, afinal ele, agora, é o item que mais concentra disposições sobre as regras que estavam na norma revogada.

5) O que mudou no CPC 00, professor?

Absolutamente nada! Não se alterou uma vírgula no texto desse pronunciamento, pessoal. Se mudou alguma coisa, foi a importância dele: sempre foi importante, mas para fins de concurso, daqui para a frente, vai ficar ainda mais.

6) O que muda nos seus cursos, professor?

Os cursos para a Receita Federal na Casa do Concurseiro, que foram gravados em 2015, continuam atualizados. É só desconsiderar a aula sobre Princípios, bem como as questões resolvidas sobre o tema. Simples assim.

Os cursos no 3D Concursos, que são cursos em construção até o próximo concurso da Receita Federal serão imediatamente atualizados. “Não é só excluir a aula sobre princípios, professor?” Isso bastaria, sim. Ontem à noite, entretanto, me peguei pensando: a partir de hoje minha abordagem ao CPC 00 já será um pouquinho diferente, fazendo, sempre que cabível, uma correlação maior com os princípios de contabilidade “que foram pro espaço”. Sendo assim...

Tanto no curso de Contabilidade Geral para Auditor-Fiscal da RFB como no de Contabilidade Geral para Analista-Tributário da RFB, irei:

a) Excluir a aula que trata de princípios contábeis;
b) Regravar a aula sobre o CPC 00. Mesmo não tendo nada desatualizado, irei dar um enfoque maior nos itens relacionados aos princípios;
c) Regravar as aulas de resolução de questões que envolvem diversos assuntos, retirando as questões sobre princípios;
d) Alterar os materiais escritos disponibilizados (mas só colocando aviso sobre essa revogação e a não necessidade de resolução das questões sobre princípios).

Resumindo: vai ser como se meus cursos no 3D tivessem sido começados a gravar a partir de hoje.

“Tá com tempo sobrando, é professor?”

Taí uma coisinha que eu não tenho. O que vocês precisam entender e os amigos concurseiros de vocês (já que os senhores irão gentilmente espalhar, a começar pelo compartilhamento desse post) é que os cursos do 3D são os mais atualizados do mercado. Aliás, são e serão (eis a diferença!) os mais atualizados do mercado. Vamos aos fatos:

Desde quando começaram os cursos do Fonte no 3D, a disciplina de Auditoria já passou por duas mudanças. Nas duas vezes o Fonte entrou no estúdio e regravou as aulas. 3D 100% atualizado.

Estamos falando, agora, justamente sobre uma grande mudança na contabilidade aplicada ao setor público: o Pacelli que sabe muito e um pouquinho mais do assunto, já está preparando a regravação de tudo o que for necessário. 3D 100% atualizado.

Enfim, quem estudar pelos cursos de Contabilidade Geral para Auditor e Analista da RFB no 3D Concursos terá a certeza de estar se preparando pelo material mais atualizado do mercado. Não apenas o mais atualizado hoje. O mais atualizado até a próxima prova da Receita Federal.

Vai dormir no ponto? Cuidado que já tem uma galerinha esperta se preparando pelo padrão 3D de Contabilidade com um professor que “respira ESAF”.

É leeeeeeenha!!!!!!

Marcondes Fortaleza
AFRFB, ex-ATRFB, Instrutor, Conteudista e Fiscal de Prova da ESAF.